9 de jun. de 2008

Modos de olhar

A imagem “http://www.newyorker.com/images/2008/06/09/p154/08060916spots.gif” contém erros e não pode ser exibida.Capturei esse gif do site do The New Yorker pensando em abrir a semana de um jeito diferente, com um miniconto "animado". Mas alguma coisa na cara do personagem, uma expressão meio mal humorada, inspirou um microconto rimado. Ficou assim:

Uni-duni-tê,
0 escolhido foi você:
abro logo o livro
e começo a ler.

Só que a leitura não engata,
porque a história é muito chata!
Viro a página, viro de lado
e não adianta, continuo entediado.

Decido no mesmo instante
que esse livro não volta pra estante:
de hoje em diante só quero ler
o que me dá prazer!

Depois de escrever, li o texto assistindo ao desenho pra conferir se tinha dado certo. Mas enquanto estava fazendo isso, observei a seqüência de movimentos de um outro jeito, o que me levou a escrever o segundo texto.

História de medo, leio encolhido,
Se é de amor, sonho no sofá, estendido.
Para certos enredos, preciso estar recolhido.

Mas quando o livro não me apaixona,
jogo fora sem remorso nem receio,
ou simplesmente paro no meio!

Porque bom é ficar de pernas pro ar
mergulhado em boa literatura:
essa, sim, é a grande aventura.

Gostei mais da segunda versão. E vocês?
(Silvana Tavano)

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sil,
Achei que o primeiro combinou mais com o humor do moço!
Bjs,
Pi

Anônimo disse...

Bom dia, Silvana!

Um luxo ter duas opções! Fico com o
segundo, por certo. Com uma ponta de inveja de quem para no meio uma leitura que não está agradando, sem culpa.Não consigo, insisto, recomeço pra ver se a chatice não é resultado de minha desatenção, sigo em frente pra ver se não melhora,ai...(algumas vezes, vale a pena.Outras...)
O segundo me parece mais "leitor", para quem um livro mal escolhido é apenas um acidente de percurso, nada para afastá-lo do prazer das boas leituras.
beijo
May

silvana tavano disse...

oi May,
também morro de inveja de quem consegue desistir de um livro quando a história não envolve. Sempre insisto, achando que vai melhorar (o que nem sempre acontece...)
beijo!

Moema disse...

Engracado, para mim desde o comeco a impressao era de mudar de posicao conforme muda a historia...Mas adorei ter opcao. Vou mostrar para o meu filho e ver como ele pensa. Bjs

silvana tavano disse...

oi Moema,
gostei desse seu terceiro modo de olhar! Nesse caso, a história poderia seguir por um caminho mais ou menos assim:

É tanto suspense
que até encolho na poltrona!
Mas relaxo, de repente,
quando o mistério vem à tona.

Que tal?
um beijo

silvana tavano disse...

oi Moema,
gostei desse seu terceiro modo de olhar! Nesse caso, a história poderia seguir por um caminho mais ou menos assim:

É tanto suspense
que até encolho na poltrona!
Mas relaxo, de repente,
quando o mistério vem à tona.

Que tal?
um beijo

silvana tavano disse...

oi Moema,
gostei desse seu terceiro modo de olhar! Nesse caso, a história poderia seguir por um caminho mais ou menos assim:

É tanto suspense
que até encolho na poltrona!
Mas relaxo, de repente,
quando o mistério vem à tona.

Que tal?
um beijo

Moema disse...

Oi Silvana,
Meu filho gostou mais da ultima versao. Acho que eu tambem.
Beijos e parabens pelas historietas.