18 de abr. de 2008

No Sítio do Picapau Amarelo

O pôr do sol de hoje é de trombeta -- disse Emília, com as mãos na cintura, depézinha sobre o batente da porteira, onde, naquela tarde, depois do passeio pela floresta, o pessoal de dona Benta havia parado. Eles nunca perdiam o ensejo de aproveitar os espetáculos da natureza. Nas chuvas fortes, Narizinho ficava de nariz colado à janela, vendo chover. Se ventava, Pedrinho corria à varanda com o binóculo para espiar a dança das folhas secas -- "quero ver se tem saci dentro". E o Visconde dava explicações científicas para todas as coisas.
O pôr do sol daquele dia estava realmente lindo. Era um pôr de sol de trombeta. Por quê? Porque Emilia tinha inventado que em certos dias o Sol "tocava trombeta a fim de reunir todos os vermelhos e ouros do mundo para a festa do acaso".
(Trecho de "A Chave do Tamanho", publicado em 1942)

3 comentários:

Anônimo disse...

quando eu era pequena, tinha uns 8 anos, li ess texto num livro de portugues da escola e nunca mais esqueci. Amo essas lembranças. Adorei

Beijos Vanessa

Anônimo disse...

o que é por-do-sol de trombeta?

silvana tavano disse...

É esse aí que o Lobato descreve: quando o sol convoca "com uma trombeta" todas as cores do mundo para a festa do entardecer.