14 de abr. de 2008

Miniconto de segunda


Sobre os anjos da guarda:


1. Todo bebê tem um, às vezes dois. Nesses casos, não se trata de privilégio. É uma questão de oferta e demanda: por pura sorte, alguns bebês nascem em épocas em que um grande número de anjos simplesmente está desocupado. Acontece.

2. Durante os primeiros meses de vida, o bebê tem a companhia de um ou dois Anjos Sonoros. Salvo raríssimas exceções, esses anjos são calmos e gostam de cantar. Baixinho, é claro. Mas, diferente do que muita gente imagina, eles não tocam harpa. Isso é lenda. E o repertório varia demais: alguns interpretam peças clássicas. Outros preferem cantigas de roda. Também tem os que gostam de músicas indianas. Tudo muito suave e delicado.

3. Geralmente é a partir do décimo mês que os bebês passam a ser acompanhados pelos Anjos Ágeis. Esses não cantam e falam pouco. Mas, dependendo da necessidade, podem ter longas conversas com bebês indóceis, extremamente bagunceiros ou incrivelmente manhosos. De todo modo, é bom que se diga: sua principal missão não é acalmar, e sim, evitar acidentes. Por isso, são dotados de incrível perspicácia e agilidade -- verdadeiros atletas, correm pra lá e pra cá o tempo todo, sempre atentos a degraus, objetos pontiagudos, vidros, piscinas, lareiras, fogões e ferro de passar.

4. Em algum momento entre o segundo e o terceiro ano de vida, os Anjos Ágeis são substituídos pelos Anjos Pessoais. Esses guardiões procuram ficar perto de quem tem o mesmo jeitão deles. Gostam de supervisionar temperamentos parecidos. Mais interativos, eles inspiram as idéias, despertam as curiosidades, acompanham as primeiras aventuras. E protegem, claro. Nunca esquecem de ser anjos.

5. É bom deixar claro: apesar do nome, nenhum anjo é exclusivo -- nada a ver com os "personal" issos e aquilos. Mais: o mesmo Anjo Pessoal fica de olho em muitas pessoas durante a vida inteira. À distância, mas sempre conectado.

(Silvana Tavano)

5 comentários:

May Shuravel disse...

Oba, mais um grande mini conto!
beijo
May

Anônimo disse...

Oi Sil,
Adorei o mini conto! Caiu como uma luva nesta quarta...
Bj
Lu, a mini

silvana tavano disse...

Mini-Lu, grande amiga:
você é um anjo!

Kandy disse...

que bom que os anjos existem, né? Eu tenho uma afilhada que está na fase de "amizade" com um anjo ágil. Em agosto, ela terá um irmão, que também será meu afilhado e que terá anjos olhando por ele. Mas eu já fui escolhida pela mãe dessas crianças para ser o anjo pessoal delas... e isso é muita responsabilidade, não? Será que existe curso? :o)

silvana tavano disse...

Taí uma boa pergunta pro seu Anjo Pessoal! Se você descobrir, me avisa: também vou me inscrever!