11 de nov. de 2010

Onde é longe?

                           
Sempre é gostoso encontrar com os pequenos, mas ontem, na 18ª Feira Cultural da Creche da USP, foi bem especial. Todo mundo tinha opinião sobre a história do mar começar ou terminar na areia, uma das perguntas do livro "Como Começa". E todos queriam saber onde fica, afinal, o meu "Longe". O livro virou tema de um trabalho muito bacana conduzido pelos professores: as crianças lembraram de alguém querido que está longe, de algum jeito. Depois, escolheram um fio da cor que, para elas, simbolizava a falta que essa pessoa faz, e ainda determinaram o comprimento desse fio, como se fosse uma espécie de fita métrica da saudade. Tudo isso foi parar num cartaz em que as próprias crianças se desenharam, com seus respectivos fios saindo delas até o "longe" de cada um -- o da distância, o da ausência e o da perda.
 "Minha avó morreu e ela está no céu, que é muito longe. Sinto falta do abraço dela".
...
"Tenho saudades da minha amiga Alícia. Ela foi morar na Espanha, que é um pouco longe".
...
"Meu pai e minha mãe brigaram. Daí, minha mãe achou melhor separar pra não ter mais brigas. Eu ligo pra ele e a gente conversa pra não ficar com muita saudade".
 
Os meninos me cercaram logo que cheguei. O Uyratã (esse bem sério, de pé, à direita) se apresentou dizendo que era meu fã e ainda fez questão de mostrar que sabia de cor vários trechos do "Como Começa". Fizemos muitas fotos, mas nem precisei escolher qual iria publicar: só podia ser essa, que eles acharam "da horíssima". Meu dia também mereceu esse superlativo.     

(ST)

8 comentários:

Denise Portes disse...

Silvana,
Fico feliz por você, seu trabalho é lindo e não poderia ter sido diferente.
Quanto a "galera" são todos lindos.
Parabéns.
Beijos
Denise

Janette disse...

Adorei a história dos fios coloridos que medem a distância daquilo que está longe!
Bjs

silvana tavano disse...

Também adorei! O trabalho dessas professoras é um primor. Achei tudo uma delicadeza.
beijo

Maria Amália Camargo disse...

Um post da horíssima! E a cara dos pequenos na 1ª foto, então? Nem uma bandeja de doces seria capaz de distraí-los.
Parabéns, Silvana! E parabéns aos professores pelo belo trabalho.
Beijoca,

Beatriz disse...

Oi Silvana
As crianças sempre me encantam! Acho que se tivesses filhos, ficaria o dia inteiro com eles para aprender alguma coisa...
Beijos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Carla Caruso disse...

Silvana,

Que dia maravilhoso! Muitos fios...Pelo jeitinho delas,estavam super envolvidas!
Parabéns!

Beijos. Carla

Creche/Pré-Escola Central - D.C - SAS/USP disse...

Olá, Silvana!

Que belo seu post! Certamente ele contribui para que nos tenhamos mais e mais vontade de continuar fazendo trabalhos "dá horíssima!!" Obrigado pelo carinho,

Um abraço,

Rodrigo Flauzino - Creche Central USP

Caleidoscópio disse...

Que lindo! O trabalho dos fios é realmente interessante, assim como o seu livro 9que adoro, como vc já bem sabe).
É ótimo quando um trabalho é reconhecido e bem recebido assim, né? Parabéns!