23 de mar. de 2010

Dúvida

Depois que a May Shuravel me perguntou se o rouxinol é mesmo um rouxinol, resolvi investigar melhor. Não entendo tanto assim de pássaros, mas esse que anda aparecendo na minha janela tem as cores, o tamanho, a paradinha, um jeitão mesmo de rouxinol. Conversei com o zelador: ele acha que é um sabiá. Disse que tem visto uns bem grandões, tipo gorduchos, rondando o jardim do prédio. O google não ajudou muito -- na foto de cima, um sabiá, na outra, um rouxinol, e os dois se parecem com o meu pássaro.



Continuo em dúvida, mas esse olhar "meigo" e o peito mais estufadinho me dizem que é mesmo um rouxinol.

(ST)

13 comentários:

may disse...

Seguinte: para o próximo encontro,binóculos e Dalgas Frisch...
beijim
may

Denise Portes disse...

Silvana
O rouxinol é mais " magro" e mais colorido que o sabiá.
um beijo
Denise

Unknown disse...

Silvana, pra mim o rouxinol só cantava à noite. Estou confusa e nao consegui confirmacao na minha busca pela net. Mas achei um site onde se pode escutar o passarinho cantando. Se tiver interesse, me escreva um email que te envio o link. :)
Abraço, rosangela

silvana tavano disse...

oi, Rosangela,
pois então, ele não canta! Hoje mesmo apareceu de novo, ficou um tempão na árvore, bem na frente na minha janela, mudinho. Continuo achando que é um rouxinol. De todo jeito, manda o link, continuo investigando!
um beijo

Laerte Asnis disse...

Oi Silvana. Pra saber se é um Rouxinol ou um Sabiá, compare o canto.
Rouxinol:http://www.youtube.com/watch?v=RfmY--QnbcQ
Sabiá: http://www.youtube.com/watch?v=3e972u9s0RQ&feature=related

Sabiás adoram mamão e banana...experimente colocar em sua janela

Espero ter ajudado. Bjs. Laerte

may disse...

Hmmmm, cada vez mais interessante.Comparar o canto está difícil, se o mudinho não colabora.Sempre coloco bananas e mamão no jardim, os sabiás adoram, outros passarinhos que desconheço o nome também avançam.Eu também gosto.E o rouxinol? Terá alguma restrição? Aos estudos, comadre.
beijo
may

silvana tavano disse...

Laerte, valeu! Amanhã cedo tem banana e mamão na janela. Vamos ver o que acontece.

Laerte Asnis disse...

Se tiver Bem te Vi no pedaço, vai ser uma briga de gente grande, ainda mais se o Sabiá for um Sabiá do Campo....o bicho é bravo quando o assunto é mamão

H.Wolfgang disse...

Minha prezada Silvana, este post é um dos mais interessantes deste seu interessantíssimo blog.
Primeiramente, gostaria de saber a qual rouxinol você se refere: trata-se de um rouxinol comum(luscinia megarhynchos), também conhecido pelos povos de lingua inglesa como Nightingale? Ou seria o rouxinol-bravo(cettia cetti),que tanto enfeita e alegra os caniçais do Alentejo,ou mesmo o rouxinol-do japão(leiothrix lutea)?
Rosangela, você se aproxima da verdade ao associar o melodioso canto às horas noturnas,mas o rouxinol-comum, o formoso nightingale, tem como característica cantar TAMBÉM à noite(coisa raríssima entre os pássaros), mas não exclusivamente à noite.
Quanto aos sabiás,a questão se repete. Qual sabiá? Não há espaço suficiente aqui para mencionarmos os mais comuns, nem seus hábitos alimentares.Cito apenas um,bastante peculiar:em São Paulo,além da banana e do mamão mencionados,os sabiás(todos eles) já incluiram a pizza e o pão francês em suas predileções,hábito que tem alterado significativamente os contornos corporais dos antes elegantes pássaros.As dúvidas permanecem,meu apreço por este blog também.
um grande abraço
Hans Wolfgang von Weisenbach

silvana tavano disse...

oi, Hans
pelo pouco que pesquisei, acho que é um rouxinol comum. Ou um sabiá-laranjeira... (Acho que) foi um sabiá que veio fazer lanche no parapeito da janela hoje cedo. Mas não consegui fotografar! Não fui hábil, fiz barulho e ele chispou quando me aproximei... De todo jeito, não era o meu pássaro, o grandão. Esse também apareceu, mas não saiu do galho. Fotografei de novo o "talvez" rouxinol, mas quero tentar fazer com que ele chegue mais perto -- quem sabe com um close um de nós consiga descobrir a verdadeira identidade do bonitão.
beijos

wolfgang disse...

Caríssima

Sugiro que tente o seguinte: coloque no parapeito um pedaço de "marguerita" e uma uva itália cortada ao meio.Observe. Se o pássaro comer a uva e desprezar a pizza,provavelmente é um rouxinol.Se comer a pizza, ou a pizza e a uva, com certeza é um sabiá.
Aguardo seu relato.
grande abraço
Wolf

silvana tavano disse...

Poxa, de onde foi que você tirou todas essas informações tão... científicas? rsss... Tá certo, já entendi, pode parar com a gozação. Com ou sem pizza, vou dar um jeito de tirar essa história a limpo.

Laerte Asnis disse...

Felizmente onde moro os Sabiás (e demais pássaros de todos os tipos cores e tamanhos) ainda se alimentam de frutas, insetos e minhocas. Aliás, acho que deveria haver um movimento para que todos os pássaros fossem retirados das capitais e fossem conduzidos pras matas. Se salvam Baleias, tartarugas, pq não Sabiás e demais comedores de pizza? Sempre que vou ao Itaim Bibi, encontro um Sabiá morto na calçada