12 de nov. de 2008

Ainda sobre os assobios...

Não afirmo porque não tenho certeza, mas desconfio que somos muitos -- nós, os "desassobiados", pra usar essa palavra tão apropriada que minha irmã inventou.
Fiquei pensando: será que a coisa se repete em outras famílias, tipo "de mãe pra filhos"? (May, Lucienne: digam vocês!). Porque nossa mãe não conseguia, mas lembro bem do meu pai, as bochechas brancas de espuma de barba inflando e desinflando no ritmo do assobio do dia... Quer dizer, eu, minha irmã e nossos filhos desassobiados reforçam a impressão de que isso deve mesmo ser uma herança materna, porque os pais dos meninos assobiam, e muito bem. Não estou me referindo só aos sonzinhos básicos que as pessoas fazem o tempo todo, sem nenhuma dificuldade ou cerimônia, no elevador, na fila do cinema, acompanhando a música do rádio... Sabe aqueles assobios ensurdecedores, que o taxista escuta mesmo quando todo mundo está buzinando? Do tipo abafa-aplauso em show de rock? Então, são assim os assobios do meu marido. E ele nem faz pra se exibir, é natural mesmo.

(Silvana Tavano)

5 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que eu nem sabia se o Luiz sabia assobiar como o sabiá? Acabei de perguntar, ele respondeu que "mais ou menos", pedi pra ver: biquinho, concentração, esforço,e aquele sonzinho fraco, mais assopro que assobio, igualzinho a mamãe...
beijo
may

silvana tavano disse...

Que coisa, né, May?! E eu que achava que os desassobiados estavam entre as minorias...
Impressionante!

Anônimo disse...

Silvana,
Não sei se é genético. Eu não sei assobiar. Samuel sabe. Passou o os últimos dois anos aprendendo assobiar e estalar os dedos. Aprendeu primeiro a assobiar. Eu tentava com ele, aprimorei a estalação de dedos. Assobiar, nada.
Acabei de fazer uma enquete familiar:
- minha mãe não sabe.
- meu pai, tenho fresco na memória, assobia feito passarinho ou pedreiros, que adoram trabalhar assobiando, né?;
- minha sobrinha de 12 anos sabe;
- a outra, de 11, não;
- minha irmã, que é mais velha que eu,... snif, sabe. buáááá.
- meu filho de 7 anos sabe;
- o de 3 faz biquinho e ensaio uns fiufiu.
beijos,
PAtricia

claudio rodrigues disse...

Vou falar de uma menina que se chama Bia
A Bia tem um problema.
A Bia não assobia.
Ninguém sabe que a Bia não assobia. É que ela é só Bia. Mas Bia lia, via, chia, ria.
A Silvana não sabia que a Bia também não sabia assobiar. Silvana silva, Silvana selva, sil, sil, psiu!!!
Quem silva não precisa de assobio.

Anônimo disse...

SSSSSSSSSCCCCCCCCCCCCCCCCCHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DD.