19 de jan. de 2011

Sobre a preguiça

Ela não precisa de convite pra aparecer e fica à vontade mesmo que a gente não faça sala nem ofereça cafezinho. É que a preguiça é folgada por natureza. Não dá pra vacilar: basta abrir a porta e a danada já vai se espalhando pela casa sem fazer a menor cerimônia. O pior é que ela não tem assunto, não traz novidade, não engata nenhuma conversa. A preguiça não quer nada com nada, só quer ir ficando, assim, sem pressa e sem compromisso, de preferência esticada num sofá bem confortável.
É verdade que, de vez em quando, é até gostoso estar em sua companhia, deixar-se levar pelo seu espírito de contemplação, passar um tempo vendo o tempo passar. O problema é que a preguiça não vai embora enquanto a gente não toma uma atitude mais radical, tipo levantar do sofá e dizer claramente que a
hora da visita terminou. Parece simples, mas não é. Acontece que a preguiça tem poderes hipnotizantes. Com aquele jeitão de quem não quer nada, vai envolvendo a gente numa nuvem de torpor meio imobilizante: depois de um tempo o corpo não obedece à ordem de “mexa-se”, os olhos embaralham as letrinhas, os pensamentos se acostumam com a folga e tudo vira um grande aborrecimento. 
    
(ST)

3 comentários:

Janette disse...

Ai que preguiça de comentar...

Daniele disse...

Sem preguiça, eu vou comentar...

acabei de conhecer o blog e cada vez mais me surpreendo com a quantidade de pessoas que tem pensamentos e gostos comuns, a diferença é que algumas agem e outras não.

Eu ainda me enquadro no segundo grupo.

Tenho idéias de histórias, livros prontinhos na minha cabeça, cujas histórias já foram contadas e recontadas ao meu pequeno mas nunca as coloquei prá fora, fisicamente. É um plano futuro...

mas que futuro é esse se eu não o fizer?

lendo seu blog, vi que é possível, basta eu me desvencilhar da preguiça que é feia e quer casar...rs

vou te seguindo para fazer de cada leitura diária um lembrete de que devo insistir e realizar aquilo que acredito. (as frases feitas tem muita razão)

beijos e obrigada. muito muito obrigada.

may disse...

Acho a Preguiça bem legaus, chata é a mania que ela tem de trazer a Culpa escondida no bolso...