27 de fev de 2008

Efemérides

Na semana em que publico o 100º post do blog, uma amiga me devolve "Conto de Escola" e imediatamente associo o livro ao 100º aniversário da morte do autor: Machado de Assis vai ser lembrado e homenageado muitas vezes ao longo de 2008. E como o número 100 está na ordem do dia, acrescento que Machado faz parte da lista dos "100 gênios da literatura", segundo o crítico americano (e também genial!) Harold Bloom.
O livro que voltou para minha estante é uma edição primorosa da CosacNaify para a história que Machado escreveu em 1896 -- história que, segundo muitos estudiosos, retrata situações vividas pelo próprio autor nos seus tempos de estudante. As
ilustrações, maravilhosas, são do premiado Nelson Cruz, e o texto obviamente dispensa comentários:
"Naquele dia -- uma segunda-feira, do mês de maio -- deixei-me estar alguns instantes na rua da Princesa a ver onde iria brincar a manhã... Morro ou campo? Tal era o problema. De repente disse comigo que o melhor era a escola." O garoto Pilar, protagonista da história, pondera que essa é decisão acertada, pois já fizera dois "suetos", isto é, tinha cabulado duas aulas, como explica o glossário que traduz essa e outras expressões do texto original.

(ST)
Postar um comentário