16 de out de 2009

Sobre as nuvens

Às vezes eu vejo os pensamentos. E não tem nada a ver com adivinhação! Isso é pra quem tem aqueles dons especiais. Ou também acontece quando a gente conhece alguém muuuuuuuuito bem. É assim com a minha mãe: tem horas que só de olhar já sei que ela vai me mandar tomar banho, por exemplo.
Mas aí é outra coisa. Estou falando de ver o pensamento sendo pensado. A gente consegue enxergar uma espécie de nuvem que vai aparecendo, geralmente no alto da cabeça da pessoa. Nessa hora, tem gente que olha pra cima e fica revirando os olhos, tentando descobrir o que tem lá dentro. Também tem uns que mordem a boca, bem no cantinho -- daí os olhos disfarçam, fingindo que estão olhando pra outra coisa e que não tem nuvem nenhuma ali. Mas ela está lá e fica perturbando. Não desmancha enquanto a pessoa não der atenção.
Quando o pensamento é triste, os olhos descem, quase fecham. Claro que a pessoa não quer ver! Mas com esse tipo eu ainda me confundo porque o pensamento preocupado também é meio assim, olhando pra baixo. Só que nesse a pessoa sempre pisca mais porque a nuvem pesa, fica incomodando.
É muito legal ver o pensamento-vulcão se formando. Esse tipo de nuvem até embaça o ar de tão quente que é. Se a pessoa fica vermelha, o pensamento é de raiva. Mas quando o rosto acende, é porque lá dentro tem alguma ideia muito boa.
Quando o pensamento é muito interessante ou preocupante, a nuvem cresce e a pessoa não presta atenção em mais nada. Todo mundo já viu gente assim, com a “a cabeça nas nuvens”, é ou não é?
De vez em quando também vejo umas nuvens pretas. Não sei o que tem dentro, nem gosto de olhar muito.
Ver todas essas nuvens é legal, mas não não ver nada também é, porque pensamento gostoso quase nunca forma nuvem. Daí a cabeça tá sempre limpinha que nem céu azul.
...
Andei mexendo em textos antigos, como esse, de 2007. Mudei uns issos e aquilos. É o mesmo, mas ficou diferente.

(ST)

5 comentários:

Márcio Almeida Júnior disse...

Um alô para comentar o bom texto e dizer que continuo lendo este Diário de pensamentos voadores que está entre os melhores da web. Em tempo: lembrei-me um dia desses da Sociedade dos Observadores (ou Apreciadores) de Nuvens e do meu gosto por classificar o tempo. Um grande abraço, Silvana.

Silvana Tavano disse...

oi, Márcio!
Você andava meio sumido, não? Só mesmo um texto falando de nuvens pra você se animar e escrever, rss...

De vez em quando entro no site dos Observadores -- as fotos de nuvens são absolutamente incríveis! Devíamos ser sócios também, né?

um abraço!

Maria Teresa disse...

Silvana: Sabe que deu até vontade de planar nessas nuvens todas? Todas não, das pretas também gostaria de passar longe... Imaginando esse seu texto sendo pensado, percebo que ele não deve ter formado nuvem alguma... Ele é assim, que nem céu azul...

Anônimo disse...

SILVANA
delicia de textos :leves ,ternos ,marcantes ,fortes ...
Vc precisava mesmo fazer isso !!!
bjs
sonia

Larissa Altoe Nunes disse...

Muito legal