21 de mar. de 2011

Voar

Adoro viajar, mas não gosto nadinha de aviões. Não por causa do desconforto, a poltrona apertada não é problema pra mim. Dureza é o aperto do peito e a vontade de sair correndo na hora em que a porta fecha. Disfarço bem, só alguém muito atento vai perceber que estou em pânico, mas é exatamente assim que me sinto durante todo o tempo de voo -- um tempo suspenso em que fico literalmente em suspense. Leio cinco vezes a mesma página do livro, tento acompanhar o filme, com sorte até tiro um cochilo, mas estremeço ao menor chacoalhinho, chamo a aeromoça se percebo um ruído estranho. O drama só termina quando o avião finalmente pousa.  
Anos atrás, por conta de uma reportagem para a revista Exame, fiz um curso para executivos que tinham medo de avião. Aprendi um monte de coisas sobre correntes de ar e turbulências, e até escrevi uma matéria encorajadora, mas, na prática, segui embarcando com todos os meus temores. Muitos anos depois, esses temores inspiraram a primeira história infantil que escrevi, a da bruxa Creuza em pânico dentro de um avião, na época em que trabalhava na revista Marie Claire e estava prestes a ser despachada para a Espanha. De lá pra cá, venho aprendendo a voar a bordo das palavras e gosto cada vez mais dessas viagens. É por isso que, a dois dias de encarar mais um avião rumo a Milão e Bolonha, peço emprestada a vassoura da Creuza e também releio a história de Wolf Erlbruch -- dessa vez, vou sentar perto da janela pra tentar ver a senhora Meier voando com seu melro.


(ST)

4 comentários:

arianna disse...

Bach remedy é muito bom para esse aperto no peito que vai clandestino dentro de você.
Boa viagem! Bom proveito e boa sorte em Bolonha e Milão.
arianna

Maria Amália Camargo disse...

Aaaaaai que delícia será voar com a Creuza, a senhora Meier, você e a Jabutissaura rumo a Milão e Bolonha.
Volte cheia de novidades para seus leitores e aproveite por nós!
Beijocas e muito boa viagem!!!!

Maria Jose disse...

Que bacana!
Você vai adorar Milão e Bolonha!
Beijocas,
Z

silvana tavano disse...

Arianna, sempre começo a tomar florais (rescue e outros) bem antes de embarcar. Ajuda muito, mas, na hora H... Enfim.

Amália, querida, que pena você não ir com a gente! Imaginou a farra? Vamos programar e quem sabe vamos todas juntas em 2012, e de navio! rss

Zezé, obrigada! Conheço as duas cidades até que bem, meu pai é italiano. Mas nunca fui pra lá como "escritora". Tô muito feliz e um pouco nervosa também. Tomara que dê tudo certo, avião incluso.
beijo!