18 de dez. de 2019
Sentimentaria (*)
Eu sabia dessa fábrica faz tempo. Mas nunca fui atrás do endereço. Desconfiava que a sede devia estar em alguma ruazinha do Cérebro; afinal, as fábricas importantes sempre se instalam no Centro. Só que, no caso dessa fábrica, eu tinha cá minhas dúvidas: achava que muita coisa talvez fosse produzida na região do Coração, e também nas filiais distribuídas em torno da área do Fígado e em vários pontos da zona do Digestivo. Mas parece que a matriz fica mesmo no centrão, ou pelo menos é dali que saem os cabos elétricos e a toda a parte química do produto final.
Foi o que entendi quando me contaram da Sentimentaria: lá, todo tipo de sentimento é fabricado com a matéria prima que chega de vários lugares, principalmente os que dão acesso ao mercado externo, como Olhos, Ouvidos, Pele, Nariz, Boca e outras sedes de órgãos competentes que transportam inúmeros materiais, dos mais brutos aos extremamente sensíveis e delicados.
A novidade é que um cientista curioso (e que cientista merece esse substantivo se não vier acompanhado por esse adjetivo?) descobriu que o material importado do exterior não é a parte mais importante do processo: na verdade, nada aconteceria sem o aporte do produto interno bruto. A questão é que tudo começa nos sentimentos primários -- afetos e desafetos que são gerados espontaneamente enquanto as moléculas-operárias estão trabalhando. Essa seria... Como dizer? A linha básica da fábrica. De todo modo, a produção final varia muito dependendo do que chega de fora, com sentimentos novos sendo criados a cada etapa pelas respectivas moléculas-operárias responsáveis; elas se dividem em grupos e trabalham conforme a demanda do momento, ora fornecendo toda sorte de medos, dores, mágoas e iras; ora entregando alegria, coragem, entusiasmo e a linha completa de sentimentos amorosos. Existem também os chamados subprodutos, um mix de diferentes categorias de sentimentos, instáveis pela sua própria natureza: dúvidas, melancolias, incertezas, inseguranças etc. Todas as filiais mantêm estoques variados que, no momento e prazo adequados, são encaminhados para o mercado externo gerando reações diversas no consumidor final: arrepios na Pele, lágrimas nos Olhos, sorrisos na Boca, oxigênio extra nos Pulmões, e também dores no Estômago e pontadas em bairros periféricos.
A Sentimentaria é mesmo uma fábrica excepcional – o que seria de nós sem ela?
(*) texto ligeiramente absurdo inspirado nas ideias do livro “A Estranha Ordem das Coisas – As Origens Biológicas dos Sentimentos e da Cultura”, do neurocientista António Damásio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Sentimentaria sem dúvidas é uma bela fábrica recheada das mais variadas emoções e sem essa fábrica nós seriamos como zumbis... Belo texto.
Que em 2020 essa fábrica trabalhe com os melhores produtos que o mercado possa oferecer para todos nós!
Abraços!
obrigada, Márcio, e feliz 2020 pras nossas moléculas!
Ótimo texto, Silvana!
شركة المثالية لمكافحة الحشرات
شركة المثالية لرش المبيدات
شركة المثالية للحشرات
المثالية لمكافحة الحشرات
شركة تسليك مجاري بالرياض
شركة تنظيف سجاد بالبخار بالرياض
شركة تسليك مجاري بالخرج
شركة تسليك مجاري بالمزحمية
شركة تنظيف موكيت بالرياض
افضل شركة تسليك مجاري بالرياض
شركة تنظيف مساجد بالرياض
شركة تنظيف قصور بالرياض
شركة تسليك مجاري بالرياض شركة الصقر
Postar um comentário