6 de dez. de 2007

Do vovô James Joyce


Soube desse texto há alguns anos, pela minha querida amiga e professora Márcia Fortunato. Um infantil de Joyce? Pois é, "O Gato e o Diabo" é uma das histórias que J.J. contava para Stephen Joyce --provavelmente a única que ficou registrada, já que foi "contada" em uma carta que o avô mandou para seu "querido Stevie" em 1936. O conto é curto e tem P.S. no final: "O diabo fala de preferência uma língua dele mesmo chamada belzebulenga, que ele inventa conforme vai falando, mas, quando ele está com uma bruta raiva, pode falar um notável mau francês muito bem, embora alguns dos que o ouviram digam que com um forte sotaque de Dublin". Joyce assina a carta-livro com um carinhoso "nonno".
Ontem eu estava arrumando minha estante e encontrei o livro: a minha é a 8a. edição da Record (2000), com tradução de Antonio Houaiss e ilustrações de Roger Blachon.
(Silvana Tavano)

5 comentários:

Biti Averbach disse...

ai, será que ainda se encontra por aí? me deu vontade de ter! muito bacana! bjs

Anônimo disse...

Tudo isso e o livro ainda aborda a questão irlandesa.

Anônimo disse...

Biti, é possível que você encontre, e vale a pena procurar: fiquei surpresa ao saber que O Gato e o Diabo está na 8ª edição, meu exemplardeve ser da primeira, é dos anos 80, e a coleção da qual ele faz parte(Abre-te Sésamo)nunca teve o destaque merecido, sempre esteve meio que "escondida" nas livrarias,ninguém falava dela.Outros títulos da coleção, pra você ter uma idéia:
Babine, o tolo-Tolstoi
O leite da leoa-Isaac B.Singer
Coisas do entardecer-Victor Hugo
O dedo mágico-Roald Dahl
Além dos textos pra lá de interessantes, os livros são magníficamente ilustrados, são todos pequenas pérolas(aos porcos,talvez...).
Silvana, taí mais um bom pretexto pro nosso café de fim-de-ano: trocar impressões sobre o tinhoso!
May

silvana tavano disse...

Vou atrás dessa coleção hoje mesmo. May, você tem toda razão: esses títulos não tiveram uma divulgação bacana, pouca gente conhece... E aguardo instruções sobre dia e hora do nosso encontro.
Silvana

Lilith Blue disse...

Essa coleção era incrível mesmo, acabei de procurar pelo "O bom leão" de Hemingway, encontrei o conto inteiro, também constam os livros para compra em sebos virtuais, vale a pena! Ainda tenho quase todos, mas tenho alergia e estou evitando livros físicos, rsrs triste pois amo folhear mesmo... amo livros.