30 de jun. de 2010

A mágica das palavras

Estou lendo um desenho animado. "Tudo Depende de Como Você Vê as Coisas" foi lançado em 1961 e tem 257 páginas, mas Norton Juster consegue fazer com que a gente "assista" o texto como se fosse uma animação, e as ilustrações de Jules Feiffer -- maravilhosas -- só ajudam o leitor a mergulhar no clima de um longa metragem.
O melhor de cada história é a forma como ela é contada e as sensações que provoca em cada um de nós, leitores. Às vezes o texto soa como música, dá pra ouvir a melodia de palavras marcando o compasso da trama, a gente entra no ritmo do enredo. É o que eu chamo de livro-sinfonia. E quem já não leu um livro cinematográfico, desses que fazem a gente imaginar cenários e atores com tanto realismo que fica difícil gostar de uma eventual versão quando a história vira filme de verdade. E também tem aqueles diálogos especiais, que colocam o leitor na plateia de uma peça de teatro. Nos livros de Salinger, sempre tenho a sensação de que estou sapeando a conversa na mesa ao lado -- é como se eu estivesse vendo o personagem dizer a frase, com aquelas reticências nervosas desenhando as expressões do rosto de quem fala.
Cada livro me leva pra um lugar, e de um jeito diferente. Não é mágica o nome disso?

(ST)

4 comentários:

Denise Portes disse...

É mágica também a forma como você conta as mágicas.
Quero ler também.
Beijo
Denise

Tino Freitas disse...

Querida Silvana, amanhã vou me despencar para a livraria. Seu texto me deixou com água na boca para "assistir" ao texto do Norton. Do Jules, não tenho dúvidas. ADORO!!! Se você ainda não leu, recomendo O HOMEM NO TETO. Conheci o trabalho dele num livro daquele que as crianças adoram mas a maioria dos pais não comprariam se soubessem o conteúdo, chamado NA BEIRA DA ESTRADA. Tem resenha dos dois no blogue. Obrigado por plantar essa sementinha de livro "novo" "nimim". Beijundas.

silvana tavano disse...

Tino, também vou pra livraria atrás desse Homem no Teto, e antes passo pra xeretar suas resenhas.
beijos!

Regina Guedes disse...

Silvana depois de ler acho que vou ter que entrar na lista de espera do livro!!!! Vai ter muita gente procurando o livro!!!! Rs, rs, rs...
Beijinhos