28 de nov de 2012

O vestido

Era uma vez uma princesa, e lá vai a noiva com seus sonhos de menina.
...
A foto é de Lucca Bacal.

27 de nov de 2012

3 biscoitos

Sabor-Não: careta com recheio de limão
Sabor-Quem-Sabe: dúvida com recheio de esperança
Sabor-Sim: silêncio com recheio de sorriso

23 de nov de 2012

Somos feitos de histórias

"Uma biblioteca é um labirinto. Não é a primeira vez que me perco em uma. Eu e meu pai temos isto em comum. Penso que foi o que lhe aconteceu. Ficou perdido no meio das letras, dos títulos, perdido no meio de todas as histórias que lhe habitavam a cabeça. Porque nós somos feitos de histórias, não é de DNA e códigos genéticos, nem de carne e músculos ou pele e cérebro. E sim de histórias"
....
Trecho de "Os Livros que Devoraram Meu Pai", de Afonso Cruz, que devorei com muito prazer em uma tarde.

22 de nov de 2012

No trânsito

Olho para o lado e vejo dois meninos brincando em volta de um fusquinha azul, dentro da pequena garagem de um sobradinho da Heitor Penteado. O mais alto deve ter uns sete anos e se diverte muito cada vez que inverte o sentido do pega-pega, surpreendendo o menorzinho em pleno voo. Pra que a brincadeira não acabe, ele breca de propósito, finge que desiste só para o pequeno ter tempo de sair correndo na direção oposta. Então os dois disparam de novo, rindo sem parar, até o menino repetir a armadilha e o outro levar o mesmo susto, como se fosse a primeira vez. Quando os carros começam a se mover, avanço devagar, com os olhos no espelho retrovisor e tenho vontade de acenar para as crianças, agradecida por me fazerem lembrar que a alegria não precisa de motivo pra acontecer.

13 de nov de 2012

9 de nov de 2012

Encontro

-- Você é... A ESCRITORA?
-- Sou! E você é... O LEITOR?
...
Para os pequenos, conhecer o autor sempre é uma experiência bacana.
Pra mim, conversar com leitores de verdade é supimpa!
Foi uma delícia o encontro com as crianças da escola Professor Ceciliano José Ennes.


Elefante, me conta essa história?



Ilustração de Ina Hettenhauer, via Garatujas Fantásticas.

Bom fim de semana!

7 de nov de 2012

Escrever

(...) Quando eu era bem pequena, o mundo ainda se fazia de conta. Cada vez que minha mãe mudava os móveis da sala de lugar, eu entrava na brincadeira fazendo a maior farra, sem suspeitar que aquele mexe-mexe também era ela, toda desencaixada por dentro (...). 

Essa história está no começo, por enquanto não sei pra onde ela vai me levar, se é que vai. Depois de algumas páginas, resolvi arquivar o texto e a minha angústia. Mas hoje, lendo a revista Bravo, dei de cara com um "recado" de Clarice Lispector: "Escrever é tantas vezes lembrar-se do que nunca existiu". Na mesma hora, dois cliques -- um na cabeça, outro no arquivo. Vamos em frente.

5 de nov de 2012

Casa

Um jardim de tecido estampado com florzinhas delicadas atrai o olhar e convida: entre! Então a menina abre o caderno e vai passeando pelas linhas atrás do fio de alguma história. Sem pressa, alisa as páginas em branco como quem toca na parede recém-pintada de uma nova casa, e talvez esteja se perguntando se é ali que suas palavras gostariam de morar.

1 de nov de 2012